Conhecem a expressão “Little strokes fell great oaks!”? Ela se assemelha ao nosso ditato popular, “De grão em grão a galinha enche o papo!” e tem tudo a ver com nosso artigo de hoje. Afinal, qual a estratégia correta para aprender inglês?
Como bem salientado pela nossa querida banda Coldplay, “ninguém disse que seria fácil… Mas também não disseram que seria tão difícil!” haha… Brincadeiras à parte, encarar as consequências do botão “start” geralmente é uma tarefa extremamente árdua, né?
Matrícula feita, material em mãos e o tão sonhado primeiro dia de aula… Até agora, tudo bem. Você se sente motivada(o) e cheia(o) de gás. Na primeira semana, as atividades de casa estão em dia, e o contato com o idioma é quase diário. Em meio ao calor da emoção de #finally-eu-vou-speak-english, um plano de estudos é facilmente esquecido…
Entretanto, como todos nós estamos carecas de saber, a vida adulta envolve muito suor e abdicação. Começar o aprendizado da língua inglesa nessa etapa da vida demanda muita disciplina, coragem e determinação. Alguns de nós estamos completamente submersos numa rotina de trabalho exaustiva ou há muito tempo sem estímulos ambientais que nos façam sentir produtivos, criativos e, até mesmo, inteligentes.
So, take it easy! Relaxe! Dar início a uma atividade física, àquele tão sonhado curso de instrumento musical ou ao tão almejado e, por vezes, imprescindível curso de inglês já é um grande avanço. Você é, sim, capaz e essa jornada é, sim, difícil. E está tudo bem! Sério!
Assim como o nosso corpo precisa de um tempinho para executar uma tarefa nova com qualidade, o nosso cérebro também requer a mesma paciência. Somente através de um trabalho de formiguinha, conseguimos nos habituar e aderir ao estudo e prática do inglês diariamente. A primeira semana na academia é um deus-nos-acuda, não é mesmo? Mas a segunda é menos dolorosa; a terceira, ainda menos e assim vai…
Não consegue manter o foco por mais de 30 minutos? Começa com 15, descansa por 5 e repete o ciclo por 2 ou 3 vezes. Não lembra de tudo que precisa fazer durante a semana? Coloca um lembrete/alarme no celular. O importante é procurar ferramentas que te auxiliem a construir e solidificar o relacionamento com esse idioma maravilindo. Deste modo, aos poucos, você consegue estabelecer intervalos de estudo mais longos, podendo contar também com o auxílio e supervisão do(a) seu(sua) professor(a).
Inúmeras variáveis influenciam e afetam nosso aprendizado e desempenho,e, também, a definição da estratégia correta para aprender inglês. O investimento é completamente seu, mas não se torture com a prestação de contas ao final do mês… É válido refletir sobre aquele nível prejudicial de cobrança que você impõe a si mesma(o), tá? Aliar trabalho e curso superior já é uma enorme façanha. E estar disposta(o) a embarcar de peito aberto nessa montanha russa que é aprender um novo idioma vai te levar a destinos incríveis, não apenas geograficamente, mas também dentro de todo esse potencial que habita em você! ✨
By Naama Enéas – psicóloga e professora da Prime English School.
Veja também nosso artigo sobre os 5 hábitos para alavancar seu inglês. E baixe seu e-book grátis Manual de Estudo de Inglês em Casa.
One thought to “A estratégia correta para aprender inglês”
Pingback: 5 hábitos para melhorar seu Inglês - Prime English School