Ampliar o vocabulário – ainda que seja na sua língua nativa – demanda bastante contato com o idioma. Dentre inúmeras dicas que conseguem te ajudar a pensar e falar em inglês com mais naturalidade, aprender como confeccionar um dicionário de inglês personalizado pode dar um “boost” enorme no seu vocabulário e ainda te livrar daquelas ‘emperradas’ na hora de se comunicar com alguém.
E o que é esse dicionário, teacher? Como ele funciona?
O dicionário personalizado consiste em um dicionário em branco no qual você vai escrevendo todas as palavras em inglês com as quais se deparar.
Para tanto, você pode adquirir uma agenda telefônica não utilizada ou criar seu próprio dicionário, elencando as letras do alfabeto em um caderninho.
Primeiro Passo – Separar 5 Páginas por Letra
Você pode separar 5 páginas em média para cada letra e com o tempo ajustar a quantidade de acordo com sua necessidade. Então, cada vez que você ouvir, ver ou ler uma palavra nova, você corre pro seu dicionário e registra esse novo termo/expressão. Esse é o primeiro passo!
Segundo Passo – Escrever os significados das palavras
No segundo momento, você deve escrever os significados dessa palavra em português, traduzindo mesmo. Lembrem de anotar todos os significados possíveis, algumas palavras do inglês tem vários significados no português.
A palavra point, por exemplo, pode significar “ponto” no sentido de ponto de vista, assunto, momento, ocasião, mas não pode ser utilizada, por exemplo, com o sentido de ponto de ônibus.
Terceiro Passo – Registrar dois a três sinônimos
O terceiro passo, por sua vez, é escolher e registrar de dois a três sinônimos em inglês. Uma sugestão é utilizar dicionários que já te dão dezenas de sinônimos, como o Thesaurus.com e o Linguee.com.
Quarto Passo – Aplicação em frases
O quarto passo consiste na escrita de uma frase ou mais frases em inglês aplicando essa palavrinha. Muito importante que tentem aprender a utilizar frases ao invés de palavras apenas. Aprender frases e aplicá-las, vai tornando o desenvolvimento de sua fluência mais rápido e natural.
Não é tão difícil, né?
E agora a melhor parte… 🙂
Outra ferramenta importantíssima que ajuda muitos dos nossos alunos é assistir novamente – com legendas em inglês – séries e filmes assistidos anteriormente com legendas em português.
Você pode inclusive ir fazendo isso com sua série favorita. E se você não tem costume de assistir séries, você pode começar com aquelas cujos episódios são mais curtos.
Além disso, pesquisar as letras das músicas que você gosta te ajuda demais a aprender palavras novas e deixá-las ‘grudadas’ na cabeça haha.
Uma terceira dica que tem ajudado muito nossos alunos e professores é baixar o aplicativo do thefreedictionary no celular!
Ele te notifica diariamente com uma palavra nova, te diz sinônimos e ainda te oferece uma aplicação em frase! E não para por aí.
Esse aplicativo também oferece a cada dia uma expressão idiomática, um artigo, uma frase famosa, dentre outros recursos.
Contudo, esses recursos do thefreedictionary possuem um nível um pouco mais avançado, então, se você está começando o aprendizado do inglês, te indico o app Duolingo, ele também é maravilhoso e os alunos adoram.
Para continuar ampliando seu vocabulário e criar ainda mais segurança na hora de se comunicar, você pode também pode adquirir o hábito de ler notícias em inglês (no The New York Times e The Guardian, por exemplo) e colocar
seu celular, computador e, até mesmo, GPS em inglês.
No início, pode ser um pouquinho desgastante, pois o seu cérebro ainda precisa fazer uma forcinha pra dar aquele switch básico. Mas te garanto que vai ficando cada vez
menos dispendioso!
Gostou das dicas de hoje? Comenta aqui embaixo e compartilha!
Thank you, everybody! 🙂
By Prime English Team
Veja também nosso artigo sobre os 5 hábitos para alavancar seu inglês. E baixe seu e-book grátis Manual de Estudo de Inglês em Casa.